Chosen: O eleito do Senhor

quinta-feira, 8 de maio de 2014



Sou cristão, e um tanto quanto crítico com narrativas, por isso, creio que as vezes seja complicado ler uma HQ que aborde o tema sobrenatural e não criticar alguns pontos.

Minha crítica não é nem com relação ao quanto tais abordagens confrontam muitos dos meus conceitos, mas algumas vezes com a superficialidade e trivialidade que algumas as mesmas são desenvolvidas, que chega a ser no mínimo ridículo ou idiota motivações de alguns personagens ou temas de histórias.

Alguns exemplos antes de chegar lá:

Não sei quantos de vocês leram Priest, um manhwa coreano que tinha tudo para ser uma boa narrativa para mim, um padre que usa armas, facas e o que estiver na frente para matar anjos e o que mais apareça no seu caminho



Algumas coisas sempre me pareceram muito idiotas na história, quem não quiser saber de spoilers, favor pular essa parte.

Para quem leu, existe um padre ou algo do tipo, que foi induzido a cometer um pecado por conta de um anjo que enganou uma criança, esse padre se torna um demônio conhecido por Belial na história.

O anjo quer criar dicípulos para algo que já não me lembro, e qual é a motivação de Belial? Eu vou ser seu dicípulo, mas vou ser seu Judas, aquele que vai estar contigo somente para te trair, e ele fala isso para o tal anjo...

Em outra passagem, Ivan Isaac (esse da imagem) que era um seminarista ou algo parecido perde sua fé por algo relacionado ao mesmo anjo. Me lembro que ele começa a recitar versículos e detroçar os seus algozes com tudo quanto é tipo de arma (essas são boas partes da narrativa), e então perguntam: você acredita mesmo nisso que está falando? Ao passo que ele responde, não, mas gosto de recitar, ou algo parecido...

Sério mesmo?! O mínimo que eu esperava de alguém que perdeu sua fé seria um pouco mais de conflitos e incertezas, como, porque Deus não estava lá ou porque permitiu isso, mas no caso de Ivan, essa mudança foi muito rápida...

Outra narrativa que parecia ser bom para mim foi Punk Rock Jesus, uma HQ onde a ideia seria clonar Jesus através do santo sudário. Depois disso a idéia seria criar uma espécie de reality show onde seriam transmitida a vida do novo messias.



Para não dar tantos spoilers, digamos que Jesus se decepciona e muito com algo que acontece em sua vida e começa a se revoltar.

Eu poderia elencar vários fatos que me decepcionaram na narrativa

* Cristão serem retratados como gordos, histéricos e idiotas

* A dita briga entre ciência e religião

* Um esquema dum anjo que salva a mãe de Jesus, que eu não entendi

Enfim... tinha tudo para ser uma narrativa boa, mas achei muito rápida a passagem de alguém que achava ser o filho reencarnado de Deus para o que a história conduziu.

E então, vamos ao motivo desse post: Chosen: o escolhido

A história gira em torno de um garoto de 12 anos que sobrevive milagrosamente à queda de um caminhão, e então começa a descobrir que possui dons, o que levam o mesmo a crer ser a reencarnação de Jesus.

Até ai, a história parece um belo de um clichê, mas não é, e desculpa esse spoiler, mas ela não acaba com ele crucificado... acaba com uma reviravolta muito melhor.

Como cristão, uma ou outra referência na história me faziam torcer o nariz, como a comparação de que a Bíblia é como Star Wars, e o mocinho (Luke/ Jesus) é filho do vilão (Darth Vader/ Deus)

De qualquer forma, a história tem um dos melhores enredos que já li nos últimos tempos, e o final é um grande desfecho, apesar de não ter gostado tanto do traço da HQ, e preferir o das duas anteriores, a motivação dos personagens é muito real, medos e ambições são retratados de forma brilhante.

Enfim, uma HQ que recomendo a todos









0 comentários:

Postar um comentário